Submissões

SUBMISSÕES CONCRIART 2025

 O Concriart 2025 contará com espaço em sua programação para apresentação de Trabalhos (Pôster, Recursos Clínicos e Mesas Redondas) submetidos entre dez/24 a maio/25. Os trabalhos recebidos serão avaliados pela Comissão Científica do Concriart que tem a função de analisar as submissões, inclusive realocando-as nas modalidades que melhor se encaixam, aprovando-as ou reprovando-as.             
 

Como posso realizar a submissão de um trabalho para o Concriart 2025?

  • As submissões são realizadas através de formulários de inscrição (disponíveis a partir de dezembro de 2024 nesse local), desenvolvidos de forma a determinar um padrão de informações em todos os trabalhos;
  • Todos os trabalhos deverão ser submetidos através do formulário que consta nesse site www.concriart.com.br, na aba “submissões”;
  • Ao acessar o formulário, certifique-se que está preenchendo o formulário para o trabalho que deseja apresentar: pôster, recurso clínico (“o que eu faço”), mesa simples ou mesa completa;
  • O resumo de cada trabalho deve ter entre 1000 e 2000 caracteres;
  • O retorno da avaliação dos trabalhos por parte da Comissão Científica será enviado de acordo com as regras de cada categoria. Clique no formulário para saber mais;
  • Após o retorno da avaliação, os autores terão 1 (uma) semana para confirmar a participação e/ou realizar alterações no resumo, caso necessário;
  • Em caso de dúvidas, contatar pelo e-mail: comissaocientificaconcriart@gmail.com
  • Antes de submeter, leia atentamente as páginas seguintes em que há as regras gerais para recursos clínicos, pôster e mesa redonda;
  • Os trabalhos aprovados devem ter suas apresentações finais enviadas obrigatoriamente até o dia 27/07/2025.


Mesa Redonda

COMPLETA

  • Regras Gerais para Mesa COMPLETA

    • O trabalho enviado para esta categoria “MESA REDONDA” será avaliado conforme a sua relevância para a área, se está condizente a eixos temáticos relacionados à infância e adolescência;


    • Para submeter o trabalho na categoria Mesa Redonda Completa TODOS os autores deverão estar inscritos no Concriart 2025;


    • As mesas redondas são apresentadas somente por profissionais formados;


    • Cada mesa tem 1 hora de duração, dividida em três apresentações de 20 minutos para cada participante (5 minutos de preparação e 15 minutos de apresentação);


    • O resumo de cada apresentação deve ter entre 1000 e 2000 caracteres (e não palavras);


    • Cada uma das três apresentações deverá ter um resumo e na submissão haverá espaço para submeter cada uma individualmente. Não é necessário um resumo que contemple as três mesas.


    • O resumo deve conter: introdução, objetivo, método, resultados, discussão e conclusão;


    • Cada resumo deverá apresentar claramente os objetivos do trabalho, incluindo os aspectos mais relevantes da literatura na área e descrever detalhadamente o método (participantes, estratégias, técnicas,...). Nos resultados deve conter a síntese do que foi obtido e, no caso de pesquisas, descrever resultados estatísticos ou outras técnicas aplicadas. 


    • O resumo deve ser contínuo, NÃO deve conter parágrafos, referências, tabelas ou figuras.


    • Mesas completas são submissões em grupos para apresentação de trabalhos, devendo ter até três participantes;


    • O envio de mesas completas deve estar na devida ordem de apresentação de cada participante;


    • Para mesas completas, o autor que submete a mesa é considerado o coordenador da mesa;


    • Os temas apresentados na mesa devem ser complementares, de acordo com os eixos temáticos, podendo ser prática e/ou pesquisa;


    • É imprescindível que todos os campos sejam preenchidos de forma correta pelo responsável pela submissão da mesa, no formulário. Usaremos estes dados para confecção do certificado. Por favor, certificar-se de que todos os dados dos participantes estejam corretos;


    • Apenas serão aceitas mesas as quais as inscrições no congresso de todos os participantes estejam ativas e quitadas;


    • TRABALHOS SUBMETIDOS FORA DAS NORMAS SERÃO REPROVADO.


  • Após a submissão da Mesa COMPLETA

    • Ao preencher o link, você receberá uma mensagem confirmando o envio da submissão. Após a avaliação da Comissão avaliadora esse autor será contatado via e-mail cadastrado com o resultado: aprovado ou reprovado;


    • Os trabalhos que não cumprirem as regras aqui descritas não serão avaliados;


    • A data e horário de apresentação dos Recursos Clínicos serão determinados pela Comissão Científica e Comissão Organizadora do Concriart 2025 e serão informados através da programação científica do evento.


    • O certificado será emitido pelo Concriart 2025 e será disponibilizado após o evento.


  • Apresentação no CONCRIART 2025:

    • Fica sob responsabilidade dos autores a organização de cada apresentação por slides;


    • Os slides devem ser enviados, obrigatoriamente, para o e-mail comissaocientificaconcriart@gmail.com até o prazo limite de 27/07/2025.


    • HAVERÁ UM ESPAÇO RESERVADO NA PROGRAMAÇÃO DO CONCRIART 2025 PARA A APRESENTAÇÃO DE CADA MESA REDONDA. O dia e sala de apresentação será informado na programação científica do evento;


    • O tempo de apresentação de cada participante é de 20 (vinte) minutos, totalizando 1 (uma) hora por mesa redonda completa. 



Submeta MESA COMPLETA clicando aqui

Mesa Redonda

SIMPLES

  • Regras Gerais para Mesa SIMPLES


    • O trabalho enviado para esta categoria “MESA SIMPLES” será avaliado conforme a sua relevância para a área, se está condizente a eixos temáticos relacionados à infância e adolescência;


    • Para submeter o trabalho na categoria Mesa SIMPLES o autor deverá estar inscrito no Concriart 2025;


    • Caso o inscrito não tenha uma mesa completa previamente formada, pode submeter a sua mesa como único participante na opção "Enviar mesa simples". Se aprovada, os organizadores se certificarão de encaixar tais casos dentro de uma mesa tornando-a uma “mesa completa”, de maneira que as temáticas se complementem. Vale ressaltar que mesas completas têm preferência de apresentação e avaliação por já abordar um mesmo tema;


    • As mesas simples são apresentadas somente por profissionais formados;


    • Mesas simples são submissões individuais para a apresentação de trabalho;


    • Cada mesa tem 1 hora de duração, dividida em três apresentações de 20 (vinte) minutos para cada participante (5 minutos de preparação e 15 minutos de apresentação). Considerando que sua submissão é para mesa SIMPLES, a Comissão Científica e a Comissão Organizadora irá alocar o seu trabalho com outros de temáticas similares e definirá um coordenador;


    • O resumo de cada apresentação deve ter entre 1000 e 2000 caracteres (e não palavras)


    • O resumo deve conter: introdução, objetivo, método, resultados, discussão e conclusão;


    • Cada resumo deverá apresentar claramente os objetivos do trabalho, incluindo os aspectos mais relevantes da literatura na área e descrever detalhadamente o método (participantes, estratégias, técnicas,...). Nos resultados deve conter a síntese do que foi obtido e, no caso de pesquisas, descrever resultados estatísticos ou outras técnicas aplicadas. 


    • O resumo deve ser contínuo, NÃO deve conter parágrafos, referências, tabelas ou figuras.


    • É imprescindível que todos os campos sejam preenchidos de forma correta pelo responsável pela submissão da mesa, no formulário. Usaremos estes dados para confecção do certificado. Por favor, certificar-se de que todos os dados dos participantes estejam corretos;


    • Apenas serão aceitas mesas as quais a inscrição do autor no congresso participantes esteja ativa e quitada;


    • TRABALHOS SUBMETIDOS FORA DAS NORMAS SERÃO REPROVADO.


  • Após a submissão da Mesa SIMPLES

    • Ao preencher o link, você receberá uma mensagem confirmando o envio da submissão. Após a avaliação da Comissão avaliadora esse autor será contatado via e-mail cadastrado com o resultado: aprovado ou reprovado;


    • Os trabalhos que não cumprirem as regras aqui descritas não serão avaliados;


    • A data e horário de apresentação das Mesas serão determinados pela Comissão Científica e Comissão Organizadora do Concriart 2025 e serão informados através da programação científica do evento;


    • O certificado será emitido pelo Concriart 2025 e será disponibilizado após o evento.



  • Apresentação no CONCRIART 2025:

    • Fica sob responsabilidade dos autores a organização de cada apresentação por slides;


    • Os slides devem ser enviados, obrigatoriamente, para o e-mail comissaocientificaconcriart@gmail.com até o prazo limite de 27/07/2025.


    • Fica sob responsabilidade do autor a organização de cada apresentação por slides;

    • HAVERÁ UM ESPAÇO RESERVADO NA PROGRAMAÇÃO DO CONCRIART 2025 PARA A APRESENTAÇÃO DE CADA MESA. O dia e sala de apresentação será informado na programação científica do evento;


    • O tempo de apresentação de cada participante é de 20 (vinte) minutos, totalizando 1 (uma) hora por mesa redonda. 




Submeta MESA SIMPLES clicando aqui

Recurso

Clínico

O QUE EU FAÇO

  • Regras Gerais para Recurso Clínico

    • • O trabalho enviado para esta categoria “RECURSO CLÍNICO” será avaliado conforme a sua relevância para a área, se está condizente a eixos temáticos relacionados à infância e adolescência;


    • Para submeter o trabalho na categoria Recurso Clínico pelo menos um dos autores deverá estar inscrito no Concriart 2025;


    • Apenas 2 (dois) autores poderão ser citados na submissão de cada recurso clínico;


    • O Recurso deverá estar escrito em português;


    • A atividade Recurso Clínico (“o que eu faço”) envolve a apresentação de materiais, recursos terapêuticos, jogos ou livros desenvolvidos pelo autor com finalidade clinicamente relevante para crianças e adolescentes;


    • O resumo de cada trabalho deve ter entre 1000 e 2000 caracteres (e não palavras);


    • O resumo deve conter:  Embasamento teórico, aplicabilidade (como utilizar o recurso), público-alvo, além do objetivo/finalidade terapêutica. Se o recurso clínico for desenvolvido no meio acadêmico de pesquisa, é importante citar instituição, metodologia e resultados;


    • O resumo deve ser contínuo, NÃO deve conter parágrafos, referências, tabelas ou figuras.


    • TRABALHOS SUBMETIDOS FORA DAS NORMAS SERÃO REPROVADO.


  • Após a submissão Recurso Clínico

    • Ao preencher o link, você receberá uma mensagem confirmando o envio da submissão. Após a avaliação da Comissão avaliadora esse autor será contatado via e-mail cadastrado com o resultado: aprovado ou reprovado;


    • Os trabalhos que não cumprirem as regras aqui descritas não serão avaliados;


    • A data e horário de apresentação dos Recursos Clínicos serão determinados pela Comissão Científica e Comissão Organizadora do Concriart 2025 e serão informados através da programação científica do evento.


    • Na atividade Recurso Clínico (“o que eu faço”) não haverá premiação;


    • O certificado será emitido pelo Concriart 2025 e será disponibilizado após o evento.


  • Apresentação no CONCRIART 2025:

    • HAVERÁ UM ESPAÇO RESERVADO NA PROGRAMAÇÃO DO CONCRIART 2025 PARA A APRESENTAÇÃO DE CADA RECURSO CLÍNICO. O dia e sala de apresentação será informado na programação científica do evento;


    • Somente um autor apresenta o recurso clínico;


    • O autor de cada recurso clínico deverá levar sua apresentação em slides e é facultativo levar materiais físicos sobre o recurso.

    • Os slides devem ser enviados, obrigatoriamente, para o e-mail comissaocientificaconcriart@gmail.com até o prazo limite de 27/07/2025.

    • Sugere-se levar informações sobre como os congressistas podem adquirir o material;


    • Cada atividade Recursos Clínicos (“o que eu faço”) contará com 3 (três) apresentações, totalizando 1 hora de atividade, divididas em 15 minutos para cada autor e 10 minutos para perguntas ao final.



Submeta RECURSO CLÍNICO clicando aqui

Pôster



APRESENTAÇÃO

  • Regras Gerais para PÔSTER

    • • O trabalho enviado para esta categoria “PÔSTER” será avaliado conforme a sua relevância para a área, se está condizente a eixos temáticos relacionados à infância e adolescência;


    • Para submeter o trabalho na categoria Pôster pelo menos um dos autores deverá estar inscrito no Concriart 2025;


    • Apenas 6 (seis) autores poderão ser citados na submissão de cada pôster;


    • O trabalho deverá estar escrito em português;


    • Os Pôsteres são apresentações gráficas de novos achados de pesquisa, importantes pesquisas em curso ou interessantes casos clínicos da infância e adolescência. NÃO serão aceitas revisões que não apresentam a sistematização de busca dos dados ou trabalhos teóricos;


    • O resumo de cada trabalho deve ter entre 1000 e 2000 caracteres (e não palavras);


    • O resumo deve conter: introdução, objetivos, método, resultados, discussão, conclusão e referências, além do título, autores, instituição e contato do primeiro autor;


    • O resumo deve ser contínuo, NÃO deve conter parágrafos, referências, tabelas ou figuras.


    • TRABALHOS SUBMETIDOS FORA DAS NORMAS SERÃO REPROVADO.


  • Após a submissão do PÔSTER

    • Ao preencher o link, você receberá uma mensagem confirmando o envio da submissão. Após a avaliação da Comissão avaliadora esse autor será contatado via e-mail cadastrado com o resultado: aprovado ou reprovado;


    • Os trabalhos que não cumprirem as regras aqui descritas não serão avaliados;


    • A data e horário de apresentação dos Recursos Clínicos serão determinados pela Comissão Científica e Comissão Organizadora do Concriart 2025 e serão informados através da programação científica do evento.


    • Ao final do evento, serão premiados os melhores pôsteres em primeiro, segundo e terceiro lugar, atendendo aos critérios: organização das informações no pôster, relevância e contribuição do tema, capacidade de síntese, inovação da temática, oralidade e clareza na exposição;


    • Os trabalhos premiados serão convidados para publicação de resumo estendido em anais;


    • O certificado será emitido pelo Concriart 2025 e disponibilizado após o evento.



    • O certificado será emitido pelo Concriart 2025 e será disponibilizado após o evento.


  • Apresentação no CONCRIART 2025:

    • O pôster deverá ter 1,20 metro de comprimento por 80 cm de largura. E deve seguir o modelo a ser enviado para o autor que submeteu o trabalho, após aprovação;


    • O pôster deve ser entregue para a organização assim que os autores efetuarem o credenciamento no congresso;


    • HAVERÁ UM ESPAÇO RESERVADO NA PROGRAMAÇÃO DO CONCRIART 2025 PARA A APRESENTAÇÃO DE CADA PÔSTER. O dia e sala de apresentação será informado na programação científica do evento;


    • Pelo menos um autor do pôster necessita estar presente no momento da avaliação para discutir o trabalho exposto com congressistas e avaliadores;


    • No pôster impresso deve constar: título, autores, instituição, introdução, objetivos, método, resultados, discussão, referências e contato do primeiro autor, conforme modelo;


    • As referências devem estar de acordo com as normas da APA, sétima edição;


    • O tempo de apresentação no evento é de 5 (cinco) minutos por pôster;


    • Ao final, a banca avaliadora poderá realizar pelo menos duas perguntas ou comentários sobre o trabalho.


Submeta seu PÔSTER clicando aqui

Eixos Temáticos Concriart 2025:

- Eventos estressores e seus efeitos no desenvolvimento infantil e adolescente

- Transtorno de Estresse Pós-Traumático

- Transtornos de Humor

- Transtornos de Ansiedade 

- A constituição histórica da infância e adolescência

- O impacto das disfunções familiares nas crianças e adolescentes

- Terapia do Esquema e Terapias Contextuais na infância e adolescência

- Terapia Comportamental Dialética 

- Terapia Baseada em Processos 

- Educação Socioemocional

- Educação Parental

- A Multidisciplinariedade na saúde mental

- Luto

- Avanços no TDAH

- Autismo

- Regulação Emocional

- Cancelamento Social

- Sexualidade e Gênero

- Fatores de Proteção em tempos de vulnerabilidade Social

- Estratégias preventivas e terapêuticas

- Treinamento e Supervisão

- Preconceito e Discriminação

- Tecnologia e Saúde Mental

- EMDR

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